terça-feira, 14 de maio de 2013

grávida com 13 anos.


 Numa das minhas idas ao Facebook sem nada para fazer deparei-me com um estado que dizia exactamente isto: "menina de 13 anos grávida, na minha terra isto é falta de chapadas na cara". Eu, como podem imaginar fiquei chocada, completamente parva a olhar para aquelas palavras e para aquela "notícia". 
 A minha mãe na altura em que engravidou de mim tinha apenas 15 anos enquanto o meu pai tinha 21, mas felizmente teve a coragem que muitas mulheres não têm, ela seguiu em frente, era dela, algo que ela já amava e eu era apenas uma criança, as crianças jamais devem ser responsabilizadas nem culpadas pelos erros dos pais. Aconteceu, se foi um descuido ou não isso só eles sabem, mas aconteceu e os meus avós apoiaram. Hoje eu existo e tenho 17 anos e a minha mãe orgulha-se de mim e diz que se voltasse atrás faria exactamente o mesmo, não mudaria nada. Eu admiro a coragem daquela menina embora ache que não tem nem idade, nem mentalidade nem forca física para suportar tudo o que uma gravidez trás a uma mulher. Acho que é a gravidez é algo lindo e que deveria marcar a vida de todas as mulheres e ela está feliz por estar a passar por tudo isto e nao me parece que a idade seja um problema. Eu dou apoio a esta menina apesar de não estar totalmente de acordo, sou totalmente contra o aborto, é injusto tirar a vida de uma criança inocente.
 E vocês, o que acham destas situações? São da mesma opinião ou acham que eu estou errada e que esta menina devia optar por uma decisão diferente?

Deixo-vos aqui um link que vai directo a um vídeo que a menina fez a mostrar a barriguinha dela com orgulho e sorriso de uma mãe: http://ask.fm/XMamaedaelo/answer/43089514255 e deixo-vos também um link com a história, algo que ela escreveu sobre a gravidez dela e sobre tudo o que se passou, nao deixem de ler: http://ask.fm/XMamaedaelo/answer/43092143631

14 comentários:

  1. também eu vi tudo isso no facebook hoje, concordo plenamente com tudo o que disseste, também a minha mãe ficou grávida de mim aos 15 \ 14 e hoje cá estou eu com 14 anos pois também ela teve a atitude que considero correta, mesmo sem o apoio do pai ou da mãe que morreu no mesmo ano ou de outra pessoa qualquer, tenho imenso orgulho na minha mãe por tudo isso tal como um dia também esse filho terá por essa menina ♥ (:

    ResponderEliminar
  2. OMG! Eu nem sei que dizer. É muito mau para ela... Mas acho que tomou a decisão certa em não abortar!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou completamente contra o aborto! Mas por outro lado tenho pena da miudinha, tadinha! Concordo contigo!

    ResponderEliminar
  4. Eu sou da mesma opinião do que tu! Claro que, ficaria de morrer quando soubesse, mas nunca deixaria a minha filha por causa disso! Teria de compreender, e dar-lhe o meu apoio. E claro tomar conta do filho dela, que neste caso seria meu, pois com 13 anos ainda se é muito nova para crescer!

    A única coisa que faria de diferente era ir ter com o rapaz que também fez com que ela engravidasse e obrigava-o a aceitar o filho dele, porque ele também teve culpa no meio disto tudo! Tinha uma grande conversa com os pais dele e eles teriam de aceitar o neto deles!

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  5. Olá minha princesa
    De facto é mesmo falta de umas estaladas.

    Temos que combinar uma make up :)

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que uma criança dessa idade não está preparada para ser mãe, na minha opinião o aborto é a melhor opção nessa situação!

    ResponderEliminar
  7. Caiu me tudo mal o video da barriga da míuda. É uma criança que está à espera de outra criança. Sou contra o aborto e tudo mais mas, estará esta criança preparada para ser mãe? Com 15 anos já é complicado quanto mais com 13 quando não há mentalidade e estrutura física para suportar uma gravidez. Sinceramente, não sei qual a melhor escolha :s

    ResponderEliminar
  8. Eu também era contra o aborto até situações dessas acontecerem com conhecidas minhas, e as situações são muito complicadas ser mãe é uma tarefa muito díficil e uma criança de 13 anos não tem maturidade para isso. Uma mãe de uma colega minha foi mãe aos 15 anos e quando a filha dela engravidou aos 16 ela não apoiou a gravidez da filha porque ela própria sabia as consequências de se ser mãe tão jovem. Não é uma decisão fácil, o melhor é as mães informarem as filhas.

    ResponderEliminar
  9. Com 13 anos ainda se é praticamente uma criança...não se tem maturidade nenhuma, quanto mais maturidade para se ser mãe O.o Não percebo como é que, com tanta informação, ainda há quem corra o risco de engravidar por ter relações sem protecção --' Depois isso dos gajos deixarem as namoradas por elas estarem grávidas é cá uma cobardia... Eu ficaria desesperada na situação da rapariga, mas ela lá sabe. Sou a favor do aborto; acho que ela vai "estragar" a sua vida dessa maneira, uma vez que vai ter que cuidar de uma criança com uma idade em que se pode fazer mil e uma coisas diferentes, mas enfim...

    R: Eu uso o Paint Tool SAI, mas há outros que fazem o mesmo. O Photoshop, por exemplo, é muito parecido =)

    ResponderEliminar
  10. No tempo dos teus pais a situação era diferente, a informação não era a mesma, por isso era mais "desculpável" a gravidez da tua mãe. Era um tempo em que o sexo e os métodos contraceptivos era um tabu, as raparigas e os rapazes com essas idades tinham receio de os adquirir até porque se vivia ainda muito na mentalidade do "sexo depois do casamento".
    Hoje em dia há informação em todo o lado, literalmente. Não há desculpa para ela estar grávida, a não ser irresponsabilidade. Por isso, não acho que em nada se deve congratular um comportamento tão irresponsável porque isso é só dar um mau exemplo. Toda a gente critica esta geração de crianças que nem crianças são, mas quem está a dar o mau exemplo somos nós, os mais velhos.
    Por outro lado, acho que também não se deve criticar a sua decisão, felizmente que tem os pais do seu lado para a apoiar, mas já se está a ver quem realmente vai educar a criança.
    E sobre o aborto, sou completamente a favor da sua legalização. porque a realidade é que legal ou não as mulheres continuavam a fazê-los, e com piores condições e com graves riscos para a sua saúde. Cada um tem de decidir por si, e só porque o aborto é legal não quer dizer que tenham de optar por ele! Acho só com o aborto legalizado as mulheres podem decidir o que fazer, e seria uma injustiça se não fosse legalizado porque há pessoas contra. Se és contra não fazes mas não vais impedir outra pessoa de o fazer.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que um filho é uma responsabilidade demasiado grande para vir ao mundo sem ser amado...
    Se durante semanas "aquilo" não é um bebé mas um amontuado de células com um potencial medonho e que tem o amor que nós lhe queremos dar.
    Se durante essas semanas não tem sentimentos, nem vida nem é de facto um bebé e se a mãe não o ama, nem quer, nem tem possibilidades nem condições para trazer uma vida ao mundo mais vale não o ter.
    Qual é a pior maldade do que condenar ao sofrimento uma criança? Cabe a cada um fazer a sua decisão medidante aquilo que tem pela frente e não cabe a ninguém julgar qualquer uma das opções.
    é só a minha opinião... :)

    ResponderEliminar
  12. Eu vou ser sincera - acho que uma criança de 13 anos estar grávida é bizarro. Mesmo assim aconteceu e há que sofrer com a responsabilidade.
    Tenho a certeza que, com a idade que tem, não tem maturidade nem responsabilidade para criar a criança mas os pais dela têm é que a apoiar. Já vai ser difícil o suficiente para ela perder parte da sua adolescência por causa disso, não vale a pena criticá-la ainda mais! Seja como for eu sou da opinião que aborto nunca é uma opção.

    ResponderEliminar
  13. Li a história e vi o video e fiquei de boca aberta no fim. Com 13 anos e já pensa desta maneira? Uau :O
    Ela é realmente muito novinha para ser mãe, ainda tem idade para brincar com bonecas e quem vai brincar com elas será a futura filha. Mas admiro a coragem dela a não abortar. Não se deve tirar a vida a uma criança que não tem culpa.
    O que acho é que ela deve ser acompanhada, porque ainda é uma criança e tem de aprender muito sobre os perigos da vida. Espero que ela seja feliz!

    P.S. Tens 17 anos? Eu pensava que já tinhas mais de 20 :)
    Imagino sempre as pessoas mais velhas

    ResponderEliminar
  14. Eu sou totalmente contra o aborto e acho que essa menina teve uma enorme coragem e determinação. Mas ela tem apenas 13 anos, tem uma vida pela frente, e ela não a vai aproveitar como todas as outras raparigas da sua idade. Vai ver as outras a sair à noite, a ir a festas, a divertirem-se de formas que ela provavelmente ela não irá aproveitar. Mas de qualquer forma acho que ela é uma rapariga com muita coragem (:

    ResponderEliminar

"escrever é a única maneira de falares sem seres interrompido/a" ♥